Monday 29 November 2010

ADUFE

O adufe, também conhecido por pandeiro, é um instrumento da categoria dos bimembranofones. Terá sido introduzido na Península Ibérica pelos árabes durante os séculos VIII e XII,  devido à influência do “Bendir” ou do “Duf”, alguns dos seus  antepassados mais antigos.
Bastante enraizado na música tradicional ibérica, muitas são as variantes deste instrumento. Contudo, na sua base está uma estrutura em madeira, normalmente quadrada, podendo também ser hexagonal ou triangular, revestida em ambas as faces com pele de cabra ou de ovelha.
No que respeita ao adufe tradicional português algumas referências nas letras das músicas de tradição oral indicam que este deve ser construído com madeira de laranjeira (“As armas do meu adufe/São de pau de laranjeira/Quem houver de tocar nele/Há-de ter a mão ligeira”), salientando uma ligação simbólica da flor de laranjeira ao matrimónio. Esta ligação ao matrimónio é ainda reforçada através da união das peles laterais cozidas e que devem ser uma de macho e outra de fêmea. Em Portugal, este instrumento encontra-se sobretudo em Trás-os-Montes e Beira Baixa, mais concretamente em Idanha-a-Nova de onde é natural José Rego Relvas, curtidor de peles e um dos mais antigos construtores deste instrumento. Nas festas da Senhora do Almortão, padroeira da vila, os adufes são famosos por acompanharem os cantares religiosos.
Normalmente tocado por mulheres, este instrumento pode ser percutido com ambas as mãos e também com macetas (mais típico das regiões de Espanha). No seu interior são presos guizos e colocadas sementes, pedrinhas  e pequenas soalhas que ajudam a enriquecer a sua sonoridade.


Dimensões: 45 x 45cm
Materiais: madeira, pele de ovelha, guizos e sementes
Artigo disponível só por encomenda
By Peter Forest ©2010

1 comment:

  1. lindo o teu Adufe Pedrinho!!! Parabéns!!! Agora vamos poder dar umas repicadas juntos nas festas de nosssa senhora do Almortao. Um beijo!!!
    Alba

    ReplyDelete